Vamos entender um pouco sobre este tema?
Consultoria educacional o que seria?
Encontrei duas definições em sites difrentes que falam o seguinte:
Consultoria Educacional seria uma organização independente ,consultor que auxilia os pais / alunos e organizações com o planejamento educacionalno entanto,são normalmente independentes (ou fazem parte de firmas de consultoria), enquanto os conselheiros escolares são contratados por um por uma escola.
Fonte:en.wikipedia.org/wiki/Educational_consultant
Segundo Karen Anjos Consultora pedagógica fala em seu artigo que a " consultoria educacional pode ser considerada como uma empresa de prestação de serviços educacionais que atende especificamente universidades, faculdades, colégios, entre outros setores ligados a Educação.
Este campo da consultoria ainda pouco explorado tem desenvolvido um papel fundamental no âmbito educacional, haja vista, que instituições de ensino têm dado prioridade no que diz respeito à qualidade do que é oferecido aos seus clientes.
A consultoria educacional acontece de maneiras diferentes. Isto ocorre de acordo com a necessidade do cliente ou ainda a realidade de cada instituição. Como exemplo disso, podemos citar as mudanças legais para o ensino fundamental de nove anos. Com essa situação, as empresas que prestam serviços educacionais, têm promovido capacitação para melhor desempenho do trabalho escolar, por meio de congressos, encontros, discussões para a garantia e qualidade das atividades pedagógicas, considerando as alterações legais propostas pelo governo."
Fonte:
http://www.webartigos.com/articles/5722/1/Consultoria-Educacional/pagina1.html#ixzz14cbzK6Ba
Seria melhor botar uma transferência para quem veio de faculdade particular e de outra região pela Ufba e a UNEB, porque seria muito melhor pra os preparados pela educação.
ResponderExcluirAcredito que alguns pais ja facam esse papel de consultor, mas o pedagogo seria a pessoa apropriada para esse servico, porque as teorias educaionais conta muito.
ResponderExcluirEu pensava que a consultoria educacional/pedagógica só era contratada por instituições, ou seja apenas as instituições contratavam o serviço, e não qualquer um a exemplo de pais que contratam sim uma consultoria educacional/pedagógica para investigar algumas intituições de ensino e verificar qual seria a melhor instituição para seu filho estudar.
ResponderExcluirGostei da temática!!
Sugestão:
Vamos listar os aspectos positivos e negativos que podem ocorrem diante da contratação de uma consultoria educacional por uma instituição de ensino.
1. positivo: investigação minuciosa e especifica;
2. negativo: falta de acompanhamento a longo prazo;
Seria muito bom se todas as escolas tivessem estes consultores para auxiliar os pais e os professores,gostei do asunto por que para mim é algo tão novo que quando eu vi fiquei surpresa. Como eu ainda não tenho muito o que colocar sobre o assunto por que não conheço além do que vi no seu trabalho Jamile, quero aproveitar para agradeçer ao professor pela possiblidade que nos deu de conhecer tantos temas tão bons e novos em nossa formação acadêmica e isso tornou-se muito gratificante e produtivo e parabéns, gostei.
ResponderExcluirtenho que concordar com Leia, a pricípio esse trabalho de criar um blog me pareceu fora de propósito, mas a medida que as equipes foram se apresentando, e ao mesmo tempo o desafio de criar o meu proprio blog se mostrou de uma importancia tamanha...como já disse tudo que é novo amedronta... com relação a consultoria, para mim tb é novidade, e cada dia me surpreendo com a infinidade de atuação que o pedagogo pode exercer...é interessante perceber que uma pessoa podefazer uma análise de dados para colaborarcom a escolha de outras...como no caso do consultor pedagógico, que é contratado para analisar instituições para os pais...isso poderia ser feito tb com as universidades...tipo um pai contratar um consultor para avaliar uma instituição e o curso oferecido por ela?
ResponderExcluirMile gostei muito de você ter abordado sobre o trabalho desse profissional que há muito tempo desempenha suas funções em outras modalidades de instituições e agora explora o "mercado da educação".
ResponderExcluirIndependente da questão mercadológica, o que gostaria de colocar é sobre a importância desse trabalho que a propósito pode ser explorado por pedagogos. A atuação do consultor auxilia de maneira significativa no diagnóstico das necessidade da instituição de ensino e sinaliza quais caminhos deverá professores, gestão e secretarias seguir para dirimir os problemas ora encontrados.
Acredito no êxito desse novo (para mim) seguimento profissional como mais um recurso na educação.
o profssinal de consultoria só é reconhecido no exterior, está na hora de ser muito utilizado aki para melhorar o nosso ensino e colocar a educação em 1ºlugar.
ResponderExcluirHoje em dia, a consultoria vem apresentado um aumento expressivo tanto no âmbito empresarial quanto no educacional isso é bom como falou a Lizziane coloca a educação em 1º lugar.
ResponderExcluirAcredito que o consultor seja importante para qualquer instituição seja estta educacional ou não,porém acreditar que será este que colcoará a educação em primeiro lugar não creio,por que há inúmeros fatores que não contribuem, para esta colocação no sistema educacional,são os fatores politicos, institucionais,sem falar nos ducionais que estão imersos de contradições desde a formação,até a manutenção da mesma,mas vamos pensar positivo ,afinal somos brasileiros e não desistimos nunca,rsrs.
ResponderExcluirMile,
ResponderExcluirFiquei aqui me questionando: Será que a educação aqui no Brasil seria melhor, se esse profissional fosse reconhecido e trabalhasse de forma efetiva, uma vez que sabemos que a escola recebe de acordo com o número de alunos matriculados??